47 9 9639 6718

atendimento@liderancamoderna.com.br

Blog

20

Mai 21

Empoderando o FEEDBACK com a PNL

0 Comentários

Qual a finalidade do feedback?

Cabe lembrar que o foco de hoje será o feedback na organização para desenvolvimento de equipes.

Assim, a finalidade talvez possa ser para corrigir rotas, avaliar indivíduos, ou até mesmo como uma ferramenta para gerar mais segurança.

Segurança? Como assim? Todo colaborador necessita saber como está sendo o seu desempenho. Além disso, se realizado com um propósito alinhado, o momento do feedback pode insinuar que o seu gestor está envolvido com ele, e isso, pode passar uma sensação de “sou importante” para a organização. Assim, com essa “sensação de ser importante” faz sentido que o comprometimento pode aumentar?

Então seguem algumas contribuições da PNL:

  1. Antes da reunião, importante o gestor ALINHAR A SUA INTENÇÃO. O que ele deseja alcançar para si e enquanto equipe? Como ele deseja que o colaborador saia ao final dessa reunião? Importante que um dos desejos seja de que o colaborador saia melhor do que chegou.
  2. Ao invés de dar lição de moral, importante fazer perguntas. Mas que tipo de perguntas? Importante que sejam sempre focadas na META, na SOLUÇÃO e no RESULTADOS.
  3. Se for um feedback para falar de coisas que não deram certo, ou sobre “erros”, importante considerar o seguinte: assim como se fragmenta uma meta para gerar a sensação de ser alcançável, a mesma estratégia se utiliza para os casos de problemas, pois dessa forma, pode gerar a percepção de que é simples a resolução. Afinal, não é um resultado favorável que se espera ao final?
  4. Psicogeografia: Um dos aspectos que favorecem o feedback é criar um ambiente com a sensação de segurança, então cuidar dos seguintes aspectos:
  • Isso pode começar pelas cadeiras. Importante que sejam iguais. Imagine o gestor sentado no “cadeirão” e o colaborador numa “cadeirinha”, qual a sensação que passa para o colaborador?
  • Verificar se existe obstáculos entre os dois. Importante que esteja livre de objetos impedindo a conexão.
  • Tapete embaixo da cadeira, também gera uma sensação de segurança bem considerável.

 

Com essas contribuições da PNL, o desenvolvimento da equipe, se torna algo natural e fluído. Além disso, os resultados podem ser observados com muito mais velocidade.

Para finalizar, levando em conta que cada um só consegue levar o outro até o ponto em que já foi, importante considerar que quanto mais o gestor se conhecer, quanto mais elevar sua autoconfiança e autoestima, mais ele respinga favoravelmente no seu time, pois não terá medo de dar espaço para que possam crescer. E a PNL pode acelerar esse processo!!

Fica a dica!

Silvana Macedo
Master Trainer em PNL 
Educadora e Consultora
Diretora do Instituto Liderança Moderna e Planner Performe
Especialista em Inteligência Sistêmica para Indivíduos e Organizações
Desenvolvimento de Lideranças e Comunicação com a PNL

 

Comentar

Endereço:

Rua Rodrigues Alves, 165. Edifício Quartzo, sala 603 

Brusque - SC

Fone: 47 3044 4749

WhatsApp: 47 9 9639 6718

WhatsApp: 47 9 9937-4595 (Tim) 

www.liderancamoderna.com.br

 

© 2015 - Todos os direitos reservados - Instituto Liderança Moderna. Desenvolvido por Ydeal Tecnologia