47 9 9639 6718

atendimento@liderancamoderna.com.br

Blog

25

Dez 15

Quais os desafios da carreira em diferentes idades?

0 Comentários

Seu potencial inato é extraordinário. Agora mesmo você tem, dentro de si, a capacidade de atingir praticamente qualquer objetivo que fixe para si mesmo. Sua maior responsabilidade diante de si mesmo é investir o tempo que for necessário para ter absoluta clareza sobre o que exatamente você quer e qual a melhor maneira de consegui-lo. Quanto maior for sua clareza a respeito de suas verdadeiras metas, maior potencial estará liberando pelo bem de sua própria vida. Você provavelmente já ouviu dizer que as pessoas usam, em média, apenas 10% de seu potencial. Segundo a Universidade de Stanford, o indivíduo médio funciona com apenas cerca de 2% de seu potencial mental. O resto simplesmente é mantido em reserva, para eventual uso posterior. Seria exatamente como se os seus pais lhe tivessem deixado uma poupança de US$ 100 mil, mas você só se dispusesse a gastar dois mil. Os outros US$ 98 mil simplesmente ficariam lá depositados, sem uso pelo resto da sua vida.

Aos 20 anos

Nessa idade, os cargos a serem ocupados são os de estagiário, trainee e analista júnior ou pleno. Nesse período os maiores desafios são adquirir experiência e dar início à construção de uma boa carreira.

Aos 30 anos

Nessa fase as funções a serem ocupadas são geralmente as de analista pleno e sênior, além de cargos relacionados com coordenação. Um dos desafios desses profissionais é manter a empregabilidade e mostrar que já adquiriu maturidade profissional, buscando promoções.

Aos 40 anos

Com essa faixa etária, o profissional já costuma ocupar cargos gerenciais e tem como desafio trabalhar com eficácia e empenho, sem descuidar-se de sua qualidade de vida e de sua saúde.

Aos 50 anos

Em geral, os cargos ocupados por profissionais dessa idade são os de diretoria, consultoria e de conselheiros. Para eles os desafios são manter a produtividade, usar toda a experiência acumulada em benefício da empresa e pensar na possibilidade de uma aposentadoria ou de um negócio próprio.

De acordo com pesquisa da consultoria Manpower, pela primeira vez na história aumentou o número de pessoas com idades entre 16 e 63 anos que trabalham juntas - o que equivale a quatro diferentes gerações atuando lado a lado no ambiente de trabalho. Essa situação única traz grandes desafios e oportunidades.

Os desafios consistem em conciliar as diferenças de valores, comportamentos e atitudes das diferentes gerações e reduzir os conflitos que resultam dessas diferenças.

As oportunidades estão no incrível potencial resultante da soma das distintas contribuições que essas gerações têm a oferecer. Por essas razões, o assunto já começa a ser tratado como prioridade pelas empresas, a habilidade de se comunicar e de entender diferentes gerações irá direcionar a seleção, recrutamento, a retenção e o engajamento dos futuros empregados.

Por Ronaldo Gerent

Consultor, Coach e Trainer em Liderança

Fonte: SBCoaching

Artigo Publicado na FolhaBlu

Comentar

Endereço:

Rua Rodrigues Alves, 165. Edifício Quartzo, sala 603 

Brusque - SC

Fone: 47 3044 4749

WhatsApp: 47 9 9639 6718

WhatsApp: 47 9 9937-4595 (Tim) 

www.liderancamoderna.com.br

 

© 2015 - Todos os direitos reservados - Instituto Liderança Moderna. Desenvolvido por Ydeal Tecnologia