47 9937 4595

atendimento@liderancamoderna.com.br

comercial@liderancamoderna.com.br

Blog

29

Fev 16

Aumente Suas Conquistas Através da Comunicação Assertiva

0 Comentários

Olá queridos Líderes Modernos!

 

A dica hoje é sobre a clareza de intenção na comunicação.

Alguma vez antes de articular o seu diálogo você parou e pensou em qual resultado você desejava sobre aquela situação? E se perguntou ainda, qual seria o discurso que mais lhe aproximaria do seu objetivo?

Segue uma metáfora para elucidar a dica. (falando em metáfora, esse é um poderoso recurso da PNL para ampliar sua capacidade de "se fazer" entender na comunicação)

 

Cenário 1: Falta de comprometimento do liderado.  O líder deseja que ele seja mais pró-ativo e comprometido. 

Cena A: o líder grita, ameaça demití-lo, fica reclamando e ainda o humilha na frente dos colegas. (provavelmente nesse caso o líder não elaborou a fala e nem pensou sobre o que realmente ele deseja). 

Cena B: o líder pensa antes da conversa, elabora em sua mente o resultado que ele deseja. Então acolhe o colaborador, ressalta as qualidades dele e ainda coloca que seu trabalho é bom, contudo, ficaria muito melhor se ele se comprometesse em tais casos... tais casos... e finaliza dizendo que acredita no seu potencial... 

 

Cenário 2: Mulher que deseja que seu marido fique em casa ao invés de ir novamente naquele evento com os amigos.. 

Cena A: a mulher grita, ameaça jogar a roupa dele no corredor, faz chantagem emocional. No fundo faz tudo isso porque quer que ele fique.  

Cena B: a mulher elabora o resultado desejado (que ele fique em casa). Acolhe o marido e diz com todo carinho: eu ficaria muito feliz se você ficasse. Adoraria ter a sua companhia hoje.

 

"Coloquei os dois cenários para que você perceba que a aplicabilidade dessa dica se dá nas diversas áreas."

Nos dois cenários, mesmo se tratando do mesmo objetivo, as estratégias adotadas são diferentes. Nesse sentido, qual das duas cenas oferece a maior chance de se alcançar o que quer?  Você deve ter respondido que é a cena B certo?  Na cena A, esses tipos de estratégias acabam deixando o interlocutor revoltado e querendo fazer diferente só para "ferrar" com o outro e,  isso, afasta a chance de se obter o que quer.  Já a cena B, nos dois cenários, faz sentido que a chance de se dar bem é maior? Adotou-se uma estratégia na  fala que aproxima do objetivo e desperta no outro o desejo de cumprir o solicitado. Lembrando que não existe o certo nem errado, o que é importante observar e é o que funciona para você. No entando, lhe convido, nessa semana observar como você e as pessoas tendem a agir e falar. Será que é se afastando ou se aproximando do objetivo?

Depois disso, você pode se permitir praticar a "clareza de intenção" na sua fala, definindo, claramente, o que deseja alcançar ao final da conversa ou da situação. Seja na formulação de um e-mail, em uma negociação comercial, negociação com filhos e cônjuge ou com seu colaborador ou chefe. Após definir a intenção e objetivo, o próximo passo é : questione-se sobre qual o discurso/ato que mais vai lhe aproximar do que você quer?

Aplicando essa dica simples, a chance de você se dar bem nas diversas situações será exponenciada!!

 

Aproveito para compartilhar que estamos com uma turma de Pós-Graduação (ou curso livre) de PNL, que poderá contribuir para aprimorar ainda mais a sua comunicação, e com isso aumentar as suas conquistas. Veja mais em: www.liderancamoderna.com.br ÚNICO CURSO DE PNL CERTIFICADO COMO PÓS NO BRASIL.

Início 11 e 12 de março em Brusque/Camboriú. Turma já está confirmada e as  VAGAS SÃO LIMITADAS!!

SOLICITE EMENTA COMPLETA

Desejo-lhe uma semana super iluminada, com muita paz, muita luz e muitas conquistas!!

Silvana Macedo

 

Comentar

Endereço:

Rua Rodrigues Alves, 165. Edifício Quartzo, sala 603 

Brusque - SC

Fone: 47 3044 4749

WhatsApp: 47 9937-4595 (Tim) 

www.liderancamoderna.com.br

 

© 2015 - Todos os direitos reservados - Instituto Liderança Moderna. Desenvolvido por Ydeal Tecnologia